Eletricidade estática gerada pelos tecidos.
Eletricidade Estática
A Eletricidade Estática é uma forma de eletricidade que ocorre quando existe um acúmulo de cargas elétricas, positivas ou negativas, na superfície de um corpo, causando um desbalanceamento de cargas. O nome Estática indica que estas cargas não se deslocam como ocorre na eletricidade dinâmica (corrente elétrica), na qual as cargas elétricas fluem através de um condutor. Esse fenômeno físico é gerado também pelo atrito de tecidos sintéticos tais como (viscose, raion, nylon, acetato, poliester, acrílico, poliuretano, elastano, poliamida).
Praticamente todo mundo já interagiu em algum momento com um corpo carregado de eletricidade. Um exemplo clássico ocorre quando usamos uma blusa de lã, o atrito da lã com nosso próprio corpo provoca o acúmulo de cargas tanto na lã, como em nossa pele, e é comum ao retirarmos a blusa sentirmos os pelos do braço se arrepiando, ou ainda ouvirmos estalos, ou, em alguns casos mais raros, até mesmo vermos pequenas faíscas, caso tiremos essa roupa no escuro. Esse efeito, chamado de Descarga Eletrostática, se dá por conta da descarga da energia estática acumulada.
Em uma industria têxtil por exemplo, essa eletricidade pode criar incêndios, choques em operadores de maquinas revisoras, de corte ou enfesto de tecidos e causar graves danos aos componentes eletrônicos sensíveis, como inversores de frequência, contadores eletrônicos,CLP, IHM,etc.
A medida em que a pressão ou velocidade do contato do tecido e fricção sobem, a quantidade de carga estática aumenta. Tecidos em movimentos rápidos tais como numa operação de revisar e inspecionar, medir e cortar tecidos ou mesmo uma película de filme, podem rapidamente produzir cargas de mais de 20.000 volts.
É mais fácil que se gerem cargas estáticas quando a atmosfera está seca e mais difícil quando está úmida. Aumentar o nível de umidade relativa no local de trabalho pode reduzir o potencial de acumulação de eletricidade estática. Caso não seja possível ou conveniente fazê-lo, pelo menos o fato de estar consciente das condições do ambiente já pode ajudar a minimizar os riscos. Se vive numa zona árida, é necessário ter mais cuidado.
Recomendações:
- Caso os revisores de tecidos estejam utilizando sapatos ou similares com solado de borracha, troque por um com solado de couro, pois a borracha acumula cargas elétricas, e essas cargas são responsáveis pela aderência estática e o uso de sapatos de couro vai ajudá-lo(a), já que o couro não acumula carga elétrica tão facilmente como a borracha.
- Coloque um umidificador de ar no ambiente, o seu uso torna o local menos seco impedindo o desenvolvimento das cargas elétricas em eletricidade estática.
- Utilize pulseiras antiestáticas.
- Utilize luva antiestática, caso não comprometa sua segurança no trabalho.
- Utilize mantas dissipativas e piso antiestático vinílico.
- Toda máquina ou equipamento deve ser bem aterrado e em dê acordo com as normas técnicas vigentes.
- Oriente os operadores das máquinas revisoras de tecidos a não tocarem diretamente nas partes como LCD, inversores, metradores ou contadores eletrônicos de tecidos, IHM sem antes descarregar a carga estática acumulada no corpo.
Fonte: Walter Porteiro Máquinas / Eng. Sanderson Porteiro