Qualidade x Preço ou Preço x Qualidade ?
Na década de 90, a abertura do mercado externo foi marcada como um duro golpe para muitos e uma grande oportunidade para outros.
Nas indústrias, os que tiveram uma visão mais ampla do mercado, se prepararam para a globalização investindo na modernização da sua produção, adquirindo máquinas de última geração, de alta qualidade para uma melhor competividade e desempenho no setor.
O resultado todo mundo sabe, houve uma quebradeira geral nas indústrias que não investiram na produção, ou adquiriram máquinas de qualidade inferior, e uma ascensão nas que fizeram investimentos adequados.
Na China, uma cultura milenar já se preparava para isso há anos, e o resultado é o que vemos hoje, o domínio quase absoluto em todos os segmentos produtivos da indústria.
No passado ainda, os chineses pecavam pela qualidade dos seus produtos, e tinham dificuldade de aceitação no mercado mundial, e descobriram que apesar de possuírem máquinas e equipamentos similares aos concorrentes, a qualidade do equipamento refletia na produção final, que era demasiadamente inferior a concorrência, pois havia paradas interruptas dos maquinários, sem assistência técnica, e quando havia, era feita por profissionais desqualificados.
Assim novamente deram um passo a frente, investindo em Qualidade do Produto, o que requer bom treinamento operacional e Máquinas e Equipamentos de Qualidade, alto desempenho, e que houvesse garantia e comprometimento dos seus fabricantes caso houvesse uma pane, que sua assistência técnica fosse imediata e eficaz, com profissionais qualificados não deixando sua produção parada.
Como ocorreu na China, aqui no Brasil ainda também ocorre em alguns setores da indústria, pois abrem mão da “Qualidade x Preço”, sem uma visão empresarial de que “NINGUÉM ACEITA MAIS UM PRODUTO INADEQUADO”, que é a resultante da opção “Preço x Qualidade”.
Deve-se tomar muito cuidado, pois existem fabricantes de máquinas e equipamentos sem compromisso algum com qualidade, assistência técnica, e com preocupação exclusiva de fazer uma única venda, almejando somente lucro,oferecendo produtos de baixa qualidade e sem comprometimento algum, causando uma falsa ilusão ao cliente de estar fazendo um bom “negócio” quando se foca somente o preço, deixando a qualidade em segundo lugar, e o resultado já sabemos qual é!
Por isso, os empresários devem ter consciência que devem investir sabiamente na sua produção, adquirindo Máquinas e Equipamentos de qualidade, de fabricantes que tenham experiência e tenham comprometimento, pois o mercado não aceita mais erros e o custo pode ser sua empresa.
Fonte WP Máquinas / Eng. Sanderson Porteiro