Inspeção de Qualidade
Podemos definir Inspeção de Qualidade (IQ) como:
“É uma das etapas do Controle de Qualidade em que se verifica se a peça ou parte dela está dentro ou fora de padrões pré-estabelecidos, separando-se as peças defeituosas das não defeituosas. A inspeção não impede a fabricação de artigos defeituosos, apenas nos permite separar o bom do ruim.”
A tarefa de inspeção tem o intuito de garantir que os produtos fabricados sejam idênticos à amostra aprovada pelo setor comercial e pelo CQ.
Isso significa que, para fazermos essa inspeção, inicialmente devemos estar devidamente qualificados para a função (ter um treinamento direcionado) e que usaremos, além de criteriosas avaliações técnica e visual, instrumentos de medida, consultando fichas técnicas e tabelas individuais para cada modelo.
Importante ressaltar que o conceito clássico de qualidade, inicialmente associado unicamente à conformidade das especificações, evoluiu posteriormente para a visão de satisfação do cliente.
AVALIAÇÃO VISUAL
Muito importante para iniciar a Inspeção de Qualidade. Parece-nos necessário citar que essa avaliação obedece a duas regras básicas, apoiadas na aparência:
– Simetria perfeita do produto, inclusive nas medidas, que pode ser verificada traçando um eixo imaginário que passe exatamente no meio da peça confeccionada.
– Harmonia de conjunto (cores, medidas, proporções, costuras etc.)
Se a avaliação visual é satisfatória, podemos seguir para a avaliação técnica que, além de mais demorada, é carregada de particularidades.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Consiste em uma procura detalhada de defeitos. Nessa avaliação, a consulta à ficha técnica passa a ser usual.
1 – De matérias-primas ou processos de beneficiamento:
tonalidades diferentes;
manchas de tingimento;
deformação após lavagem;
manchas após lavagem;
aviamentos defeituosos;
defeitos de tecelagem, etc.
2 – De pontos e costuras:
qualidade das costuras (resistência, elasticidade, segurança e aparência);
densidade de costura (pontos/cm);
costuras irregulares (furos de agulha, sem arremate, caídas, remontadas, etc.);
3 – Gerais:
concordância com as tabelas de medidas;
passamento;
limpeza de fios;
embalagem.
Vale terminar a matéria citando uma frase de J. M.Juran, um dos papas da qualidade: “… Para cada 4 defeitos encontrados pelo controle de qualidade haverá outro encontrado somente pelo cliente…”
Fonte: Revista Costura Perfeita / Mario Romito